sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SETEMBRO FOI O MÊS DA BÍBLIA

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

O ser humano só consegue viver de forma saudável se estiver em relação com o outro, e toda relação supõe diálogo. O diálogo, por sua vez, se constrói em meio a silêncios e palavras. Quando alguém fala e outro ouve, nesse pequeno instante de silêncio, as palavras são pensadas, refletidas, para em seguida haver uma resposta ou não.


Se não há escuta, se as palavras se perdem ao vento, não há relação, e essa pode ser uma razão de tantas pessoas se sentirem sozinhas, mesmo que rodeadas de gente, se não há diálogo, se não há silêncio, não há comunhão.

O que dizer então sobre o diálogo com si mesmo?

É preciso silenciar, ouvir a si mesmo, só assim é possível estabelecermos uma relação, um verdadeiro encontro com nós mesmos.

A oração, como ensina Santa Tereza, é  um diálogo com aquele que sabemos que nos ama. Temos um Deus que dialoga conosco. Um Deus que no silêncio, fala constantemente ao nosso coração.

Neste mês de setembro, a Igreja nos convida a repensarmos o valor que damos à Palavra de Deus. Como podemos dizer que temos uma relação verdadeira com Deus, se não silenciamos para escutá-lo?

Ao celebrarmos o mês da bíblia, somos chamados também a redescobrir o valor da escuta através do silêncio que permite estabelecer esta relação com a Trindade Santa por meio da Palavra de Deus. Que nosso silêncio possa nos levar a uma relação com o outro, conosco mesmos e com Deus.


Santa e Abençoada noite

Maria Cristina Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário