QUEM SOMOS


coroinha é uma criança ou um adolescente que auxilia o padre no altar nas celebrações. Uma das principais tarefas, antes das missas, é manter os paramentos litúrgicos organizados para a celebração. Durante a missa entram junto com os Ministros Extraordinários da Comunhão e o Presidente da Celebração o padre, na procissão levando a cruz, velas, o Evangeliário (livro com os evangelhos da missa) e o Missal (livro com as orações da missa). Os grupos de coroinhas meninos e meninas do Santuário Nossa Senhora do Carmo, servem juntos o altar no dia da missa de São Tarcisio, que é padroeiro dos coroinhas - esta é uma oportunidade que eles têm para mostrar a união dos grupos. 

Nosso grupo atua como Coroinhas e Acólitos do SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO CARMO, em Curitiba-PR. 
Atuamos como coroinha nas celebrações Litúgicas do Santuário, pela graça de Deus há 10 anos. 
 Se você sentir-se chamado venha fazer parte desta família e história!!!

                Ser Coroinha também é uma VOCAÇÃO!
  
Ser coroinha é estar a serviço: 
Serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho. 
Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo. 
No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre. 
Na vida do coroinha a oração é fundamental. 
É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebem-se as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna. 
Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.
Responsabilidade dos Coroinhas 
  • Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos. 
  • Seja pontual.Chegue a tempo para as reuniões e celebrações. 
  • Seja organizado.Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados. 
  • Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. 
  • Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino. 
  • Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado. 
  • Durante os atos litúrgicos evite conversas,risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério). 
  • Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia. 
  • Dedique-se ao estudo da liturgia,a fim de celebrar cada vez melhor. 
  • Observe o silêncio na igreja e na sacristia.E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico. 
Oração dos Coroinhas 
Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha, dá-me coragem para atender o seu chamado.Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor. Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar. Santo Anjo da Guarda, protege-me.São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós. Amém.
 Carta aos Jovens!
Precisamos de Santos sem véu ou batina.  Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.  Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.  Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.  Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.  Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.  Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.  Precisamos de Santos que vivam no mundo se  santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.  Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.  Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.  Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.  Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.  "Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".  


João Paulo II

Sejamos santos!    Pax et bonum!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário