segunda-feira, 5 de março de 2012

O Colégio Cardinalício


  
1. Sobre o nome
     O nome COLÉGIO CARDINALÍCIO é dado ao grupo de cardeais da Igreja Católica, tendo em vista que o trabalho dos cardeais é aconselhar e ajudar o Papa em suas tarefas religiosas, e também assistir suas celebrações litúrgicas. 
    
2. Algumas funções
     Nas celebrações mais solenes, dois cardeais escolhidos pelo Papa podem ajudar o Santo Padre durante a celebração eucarística ou não; como CERDEAIS-DIÁCONOS, fazendo o papel de diácono mas não deixando seu ofício.Fora das celebrações eucarísticas, os cardeais atuam coordenando departamentos da Santa Sé ( Santa Sede - Vaticano)
  
 3. O que é CONSISTÓRIO?
      O consistório é o nome a cerimônia de nomeação de novos cardeais escolhidos pelo papa. Ou também pode se dizer que consistório é a reunião para um determinado fim, que o Papa convoca seus cardeais para tomar a decisão junto do Santo Padre, um consistório ordinário convoca-se somente os cardeais de Roma, e o consistório extraordinário convoca-se todos os cardeais do mundo, sendo hoje 213 participantes do colégio cardinalício, até a presente data.

  4. Sobre o último Consistório do Papa Bento XVI
      Neste último consistório ( significado abaixo) que aconteceu no dia 18 de fevereiro deste ano foi feita pelo Santo Padre a eleição de 22 novos cardeais. Sendo eles da:

Europa – 119
América do Norte (EUA e Canadá) – 21
América Latina – 32
África – 17
Ásia – 20
Oceânia – 4 
5.  O que é o CONCLAVE?
     Sobre o conclave; acontece que quando ocorre a morte de um Papa (ou renúncia, algo raríssimo), os cardeais se reúnem para votar no seu sucessor formando o chamado conclave. No conclave, os Cardeais isolam-se na Capela Sistina, no Vaticano, e ficam reunidos até que fique eleito um novo Papa. Até 2007 era preciso que o eleito obtivesse, inicialmente, 2/3 mais 1 dos votos de todos os cardeais eleitores. Entretanto, se o processo se estendesse muito, prevalecia a maioria simples.






Luan de Souza Pires
Cerimoniário do Sant. Nsa. Sra. do Carmo
-




Nenhum comentário:

Postar um comentário