terça-feira, 6 de março de 2012

VOCÊ SABIA?

Que o Escapulário (do Latim, scapula, ombro) foi, primeiramente, nada mais do que uma peça de roupa de trabalho ou avental igual como era usado pelos trabalhadores agrícolas? Deste modo, na Regra de São Bento, foi expressamente denominado de "ecapulare propter opera" (c. xxv em P.L. LXXVI, 771). 

E que o Escapulário pequeno, os que nós usamos hoje, consiste, essencialmente, de dois quadriláteros de tecido de algodão (com tamanhos variando de 1 a 2 cm de largura e 2 a 3 cm de altura) ligadas cada uma com dois cordões ou tiras de maneira que as fitas ficam sobre os ombros e um dos quadriláteros descança sobre o peito enquanto o outro fica pendurado nas costas numa distância igual a da frente, como um avental? Encontramos diversos modelos de Escapulário, porém o material dessas duas partes essenciais do Escapulário deveriam ser sempre de um tecido de algodão, mantendo assim sua essência como sacramental? 

Que é necessário, ao receber qualquer Escapulário, que uma autoridade sacerdotal abençoe e o coloque sobre os ombros do devoto. Quando a pessoa necessitar de um novo Escapulário, pode trocá-lo normalmente sem a imposição do padre como feito da primeira vez?


Maria Cristina Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário