quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Sexta-feira da Paixão - Morte de Cristo Jesus

 A Sexta-Feira Santa, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, onde a cor litúrgica é VERMELHA ( representa o sangue que foi derramado por nós) ou PRETA ( representa estar em LUTO, pela morte do Senhor ); e é o dia que os cristãos lembram da cruxificação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa.

Nesta data, existem diversos rituais religiosos, a Igreja aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer, Procissão, Via Sacra e outros. É comum que nós Católicos façamos promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência.


 Origem da Sexta Feira Santa 


Segundo os cristãos, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.

Rito da Celebração da Paixão do Senhor


No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.

A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:

PAPA PROSTRADO DIANTE DA CRUZ
PAPA NO MOMENTO DA ADORAÇÃO DA CRUZ
  • entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que SE PROSTRAM ( COMO NA PRIMEIRA FOTO AO LADO) em adoração diante do altar.
  • oração colecta, ou oração do dia.
  • Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
  • Homilia e silêncio de reflexão.
  • Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
  • Adoração de Cristo na Cruz a cruz é apresentada aos fiéis e venerada ao som de cânticos. ( COMO NA SEGUNDA FOTO AO LADO )
  • Pai Nosso
  • Comunhão dos fiéis presentes. Usa-se pão que foi consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
  • Oração depois da comunhão.
  • Oração sobre o povo.

Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty (RJ), Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO), Jaraguá (GO), Rio Tinto (Concelho de Gondomar em Portugal) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto.

Pax est semper in Chiristi !!




Luan de Souza Pires
Cerimoniário do Sant. Nsa. Sra. do Carmo
-





Nenhum comentário:

Postar um comentário