
Era carregada por doze homens (sediários ou palafreneiros) que usavam opas e librés de brocados vermelhos. Dois grandes leques (flabelos) feitos com penas de avestruz eram carregados ao lado da sede gestatória, sendo estes leques já mencionados nas Constitutiones Apostolicae (VIII, 12).
O costume de se carregar os vencedores de batalhas sobre seus escudos é imemorial. É muito antiga a tradição de se carregar, triunfalmente, os papas logo que eleitos, e mesmo alguns bispos até a sua igreja; epode ser comparada ao uso da sede curul (Sedis Curulis), da antiga Roma, onde eram carregados os cônsules recém-eleitos, através da cidade. Enódio, bispo de Pávia, falecido em 521, diz: "Gestatoriam sellam apostolicae confessionis" (Apologia pro Synodo - P.L., LXIII, 206; "Corpus Script. eccl.", VI, Viena, 1882, 328): ), referindo-se à Cátedra de São Pedro, ainda hoje conservada na abside da Basílica Vaticana, uma poltrona de madeira, com braços, móvel, decorada com machetaria de marfim, com dois anéis na parte inferior de cada lado. A sede gestatória foi usada principalmente para carregar os Papas, por aproximadamente um milênio, em cerimônias solenes na Basilica de São João de Latrão e na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Quando o Papa deveria carregar o Santíssimo Sacramento uma mesa era ajustada e o trono retirado ficando o Papa ajoelhado num genuflexório. O último Papa a usá-la foi João Paulo I, para que a multidão pudesse vê-lo melhor. Atualmente, em ambiente externo, é substituída pelo papamóvel.






SS. Papa Pio XII em cortejo Papal na Basílica de São Pedro

Flabelo (do latim Flabellum) é um grande leque de penas de avestruz usado nos cortejos papais.
Os Flabelos sempre são usados em número de dois e são levados por membros da corte papal chamados flabelíferos. Eram usados por altos dignitários no Oriente e na África. Também lembram o antigo costume romano, de durante os sacrifícios e refeições , os flabelíferos agitarem seus flabelos para afastarem insetos e resfrescarem o ambiente. Nos ritos orientais, ainda se empregam flabelos nas celebrações litúrgicas , mas estes são distintos dos flabelos papais, sinal de distinção do Romano Pontífice. No rito bizantino, esta peça tem o nome de ripídio.
Fonte:http://dominusvobis.blogspot.com/2009/01/sede-gestatria-um-trono-porttil-usado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário