sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Padre italiano, João Batista Piamarta, será canonizado neste domingo

 Pe. Raimundo Alves Ferreira
    Pároco da Paróquia Sta. Edwiges

 
 
No dia 21 de outubro deste ano será canonizado o beato Pe. João Batista Piarmarta. Padre Piamarta, como é conhecido, nasceu em 1841 no município de Bréscia, norte da Itália, numa modesta família. Frequentou o seminário episcopal e foi ordenado sacerdote em 1865. Em sua primeira Missa fez um pedido curioso a Deus: “Meu Deus, faça com que eu não seja um servo inútil”.

O santo destacou-se por sua profunda piedade e amor pelos jovens do mundo do trabalho, em especial os mais carentes. Em 1886 deu início ao Instituto Artigianelli para os jovens operários, principalmente os pobres e órfãos. Pensou depois nos problemas vividos na zona rural e organizou a Escola Agrícola de Remedello - comuna Italiana – para jovens.

Promoveu a vida religiosa criando duas congregações: uma masculina (Sagrada Família de Nazaré - Piamartinos) e a feminina  (Irmãs Humildes Servas do Senhor). Promoveu também a cultura religiosa. Por meio da Editora Queriniana contribuiu para a renovação da espiritualidade e do pensamento teológico, segundo o espírito do Concílio Vaticano II.

Pe. Piamarta faleceu no dia 25 de abril de 1913 e foi proclamado beato pelo Papa João Paulo II 84 anos após a sua morte, em 12 de outubro de 1997.
Após 100 anos de sua morte, o padre Piamarta continua presente entre os jovens da Itália, Brasil, Chile, Angola, e de Moçambique, nos centros de acolhida, nos centros de formação profissional, na assistência aos meninos de rua, nos bairros mais pobres, nas escolas, nas paróquias e nos internatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário