terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que é DOGMA ?

      Em minha última reunião com os coroinhas do Santuário Nossa Senhora do Carmo, um coroinha levantou a mão e perguntou qual o significado de DOGMA; Pois, hoje, respondo a esta pergunta que acredito não ser uma dúvida somente de alguns, e sim de muitos. Espero que saboreie com entusiasmo e benevolência.

      Para começarmos, a palavra DOGMA vem do grego δόγμα, que significa "o que parece uma opinião ou crença", portanto não se muda!
      Más como assím? Podemos dizer que o dogma são os princípios fundamentais de uma igreja, ou religião. E que por consequencia devem ser seguidos, pois são bases da religião.
      Quais exemplos? Consideremos ter como exemplo dogmas importantíssimos de nossa religião Católica Apostólica Romana todos os citados no  CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO no qual cito para vocês abaixo;



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Nicaea_icon.jpgreio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra,  de todas as coisas visíveis e invisíveis Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja Una , Santa, Católica e Apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir.
Amém.
   Acredito que é um bom exemplo explicarmos o CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO como nosso dogma católico.   
       Percebam que no credo citado a cima tem tudo o que cremos, por isso a palavra (CREDO que vem do latim CREIO). Portanto isso é dogma, e tudo o que cremos!
        Porém lembrando que dogma é algo irreversível, pois quando á rejeitado é conciderado HERESIA ou blasfêmea pela Igreja Católica, assím tendo como pena a excomunhão.

         

ASSUNÇÃO DE MARIA
 


Outros exemplos importantíssimos são Assunção de Maria;


CRISTO JESUS NA TERRA ( O HUMANO)


     



 E  um outro é o de que "Cristo é possuidor de uma íntegra natureza divina e de uma íntegra natureza humana: a prova está nos milagres e no padecimento."







      Está ai para quem quiser desfrutar, espero que tenha gostado!



Luan de Souza Pires
Cerimoniário do Sant. Nsa. Sra. do Carmo - CTBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário