terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dom Ladislau: Bispo da reforma agrária

“um semeador de idéias e de exemplos de vida , a serviço dos camponeses”.

Dom Ladislau Biernaski presidia a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e acompanhava outras pastorais, como a Pastoral Operária e a Pastoral Carcerária. Em nota, a CPT lamentou a morte de Dom Ladislau e afirmou que ele deixou “seu legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo”.“Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio”, lembrou a CPT na nota. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também manifestou pesar pelo falecimento do bispo. “Nos deixa aos 74 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça”, afirmou em nota o MST.A CPT recorda que Dom Ladislau sempre apoiou a reforma agrária no Brasil. “Conhecido como o bispo da reforma agrária, Dom Ladislau teve importante contribuição nos documentos sociais da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que abordam o tema”, destaca a nota da entidade.

Fonte: Correio do Brasil.

Hoje a tarde estive em uma das missas de corpo presente que estão sendo celebradas na Catedral Diocesana. Se fez presente, representando o Governo Federal, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral  da Presidência da República que foi aluno de Dom Ladislau no seminário. No seu discurso ele disse: "entoemos no silêncio do coração o Magníficat pela vida e pelas obras de Dom Ladislau!". Comentou também sobre a cobrança que Dom Ladislau fazia ao Gorverno quando se encontravam a respeito da Reforma Agrária.



Na ocasião o Vigário Geral da Diocese de São José dos Pinhais, Monsenhor Domingos Salomão Kachel  leu o telegrama expedido pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e Carmelengo da Câmara Apotólica, em nota oficial do Vaticano, representado Sua Santidade o Papa Bento XVI em pesar pelo falecimento de Dom Ladislau e confortando os fiéis da Diocese.

Destaque para a homilia do padre Emerson Lipinski que presidiu a celebração das 15 horas e citou "a simplicidade de Dom Ladislau e sua luta pelos menos favorecidos sem nunca esquecer de suas origens camponesas".




Nenhum comentário:

Postar um comentário