terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O SILÊNCIO na LITURGIA !

     Todos nós vivemos em um mundo onde o barulho e interminável, portanto acaba sendo um pouco difícil ficar em silêncio, a não ser os momentos 'sagrados' antes do tão esperado sono, é claro para os que dormem, pois até isso hoje em dia é um tanto, complicado devido aos fatos do trabalho e/ou estudo. Por isso trago hoje a questão do silêncio! 

      Uma frase que gosto de usar muito é: ''O SILÊNCIO GRITA NA LITURGIA'' pelo fato de ser de extremíssima importância; Mas você pode me perguntar, ''Como assím?''  Pois bem:

''É NO SILÊNCIO QUE A ALMA ENCONTRA A PLENITUDE DE DEUS.'' 

      A partir desta frase explicarei todo o real sentido do silêncio na liturgia. E que tem um sentido genuíno, e muito grandioso.

  • O Silêncio também é uma força comunitária!
Papa João Paulo II
     O silêncio integra a linguagem simbólica humana. É muito mais símbolo que razão. O homem marcadamente racional precisa muito mais falar do que calar. A poesia, por sua vez, é antes de tudo e depois de tudo silêncio,e não fala. Trata-se, pois, do silêncio que também é sinal, forma de participação, “forma difícil e pouco entendida e praticada.
     Interiorização: predispõe as pessoas e a assembléia para a resposta pessoal e comunitária, cria condições e tempos para aprofundar conteúdos, assimilar símbolos, curtir o que se ouve.
    Escuta: sem silêncio não se escuta, não se acolhe a palavra. Ouvir é tão participativo quanto falar. Mas só os simples, despojados, humildes sabem ouvir. 
    Enriquecimento da comunicação falada: os momentos de pausa, até mesmo de descanso da palavra falada, proclamada ou cantada, enriquecem o que se ouviu e preparam para o que se vai ouvir. O romper causado pelo silêncio tem uma força expressiva de comunicação.
 
  • Mas, como é este silêncio?
     Há uma variedade em relação ao silêncio da vida cotidiana e na festa, e por isso mesmo, na própria liturgia. A linguagem própria da liturgia é o silêncio, pelo fato de todos os símbolos realizados durante uma ação litúrgica se explicam por sí só. Tenho uma grande amiga, a Maria Cristina ela sempre nos lembra desta frase, neste momento faço das palavras dela as minhas palavras: '' UM BOM SÍMBOLO SE EXPLÍCA POR SI MESMO  ''.  Não é necessário descreve-lo; por isso é desnecessário que os ministros do altar ( Padre, Cerimoniário, Acólito, Coroinha, MESC, leitores, etc. ) fiquem ''batendo papo'' durante as celebrações. Se um bom simbolo se explica sozinho e não precisa falar nada, que falemos somente o necessário durante a celebração.

       No decorrer de uma ação litúrgica, a prática dos silêncios pode ser eficazmente comunicativa.

  • Modos de  praticar o silêncio que todos nós necessitamos.
A melhor coisa antes de iniciar uma celebração é você ficar um instante longo em silêncio, assim esquecendo do mundo, procurando não lembrar o que ficou em casa, ou o que terei que fazer! Pense somente no momento, e viva intensamente este momento, é interessante que você venha se preparando desde sua casa, e quando chegar na igreja já esta sereno, e basta refletir mais profundamente.

Recorrer ao silêncio quando for executar uma oração pessoal, quando está mexendo com paramentos, procure focar inteiramente no sentido real e único deste paramento. Se estiver vestindo sua roupa, lembre-se da roupa que jesus usava, assim saborearemos cada vez mais a liturgia, a ação litúrgica. 

entre o intervalo das leituras, evangelhos, cantos, nos instantes de silêncio pare e reflita no que acabou de ouvir, isso faz bem, organiza seus pensamentos.  Assim fazendo você prestar mais a atenção.

     O SILÊNCIO NÃO É FUGA MUITO MENOS ALIENAÇÃO, A NÃO SER QUE SEJA SEM CONTEÚDO E SEM A DIMENSÃO QUE NASCE DE DENTRO.
     O SILÊNCIO ORANTE, CELEBRANTE E PARTICIPATIVO SÓ SE ALCANÇA À MEDIDA QUE SE VAI AMADURECENDO, COMO PESSOA E NA FÉ, PRINCIPALMENTE! O SILÊNCIO É FRUTO DO EXERCÍCIO. SÓ ASSIM SE VIVE O PRECIOSO SILÊNCIO!

Cari fratelli, este é o real sentido do silêncio, encare-o como um aliado, pois nas horas mais difíceis ele sempre estará ''ali'' para te salvar de momentos de provação.




Luan de Souza Pires
Cerimoniário do Sant. Nsa. Sra. do Carmo

- 

E-mail 
Rede Social


Um comentário:

  1. Muito bom Luan... precisamos silenciar para ouvir a Deus... que possamos acalmar nossos corações e nossas mentes e assim conhecermos a nós mesmos...

    ResponderExcluir