1. O que é Rito Extraordinário?
Para aqueles que não sabem, o que é Rito Extraordinário: A Missa que temos hoje, intitulada Rito Ordinário, não foi a mesma desde o princípio da igreja! As primeiras Missas, eram de costas para o povo, que em latim diz-se versus deum, e rezada toda em latim, e os paramentos sacerdotais eram um pouco diferentes dos de hoje. Depois do Concílio Vaticano II, a Igreja pediu a revisão, formando uma nova liturgia, assim mudando a Missa Tridentina, e transformando-a no que é hoje, podemos notar as diferenças já na posição do sacerdote, onde ele fica virado para o povo, em latim: versus populum, e a Missa já é rezada em língua vernácula, ou seja na língua oficial de uma determinada região.
Porém a Missa Tridentina, NÃO ESTÁ PROIBIDA, OU ABOLIDA, ela ainda é aceita pelo Vaticano, mas é pouco celebrada. E devemos sim, preserva-la por ser um Rito que raramente se ouve falar!!!
2. Vídeos oficiais da Santa Sé, encinando como se celebra a Missa Tridentina
Trago-lhes hoje 5 vídeos, oficiais da Santa Sé, do
Vaticano, mostrando detalhadamente cada passo a ser seguido durante o
Rito Tridentino ou Rito Extraordinário, ou A Missa de Sempre, ou Missa
de São Pio V, e outros nomes; todos estes nomes são atribuídos à mesma forma do Rito Antigo Extraordinário.
A dimensão da liturgia Tridentina, é imensa, extraordinária mesmo! Tem um significado muito profundo, e se faz necessário preservarmos esta liturgia antiquíssima, que o próprio vaticano não aboliu, mas sim criou a Missa Ordinária para que a participação dos fiéis fosse "ATIVA, CONSCIENTE, PLENA E FRUTUOSA" como diz os documentos do Concílio Vaticano II. Mas não esqueçamos da importância longânima que se tem o Rito Tridentino!!
Pax est semper in Christi!
Luan de Souza Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário