Que todos os dias da Quaresma na Catedral de Notre Dame em Paris é exposto a veneração pública a suposta Coroa de Espinhos de Jesus Cristo?
A coroa consiste em um círculo de juncos entrelaçados com 21 centímetros de diámetro.
Originalmente a coroa tinha encrustada largos e duros espinhos. Com o decorrer dos séculos estes foram, um a um, sendo enviados as Catedrais de diversas partes do mundo onde são objetos de veneração por parte dos fiéis. Nos primeiros séculos, a Coroa de Espinhos permaneceu na básilica de Monte Sião em Jerusalém
Em 1053, a relíquia foi transportada a Constantinopla. Em 1238 Balduino de Courtenay, um imperador de Constantinopla que passava por dificuldades econômicas, decidiu enviar a relíquia aos bancos de Veneza, depositadas como garantia aos créditos que foram concedidos.
O Rei da França, cobriu imediatamente os débitos do imperador de Constantinopla adquirindo a relíquia com o objetivo de levá-la para a França. Em 1239, o Rei da França Luis recebe solenemente a santa relíquia em Paris, e manda fazer uma maravilhosa Igreja-relicário em estilo gótico, a Santa Capela. Quando em 1789 começava a Revolução Francesa e se destacava pela fúria anticristã, com a destruição de Igrejas, mutilação de imagens e queima de objetos sagrados a santa relíquia pode ser resgatada da barbárie e colocada em um lugar seguro.
A Coroa de Espinhos, junto com um Cravo e um pedaço da Cruz foram confiadas aos cuidados da Catedral de Notre-dame.
A Coroa de Espinhos
"Pilatos então tomou Jesus e mandou-o açoitar. E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça" Jo. 19, 1-2).
Na tradição a Coroa de espinhos foi recolhida pelos discípulos e conservada até o ano de 1063 no monte Sion, em Jerusalém. São Luis IX, rei de França, recebeu do Imperador de Bizâncio em 1239, essa relíquia inestimável e mandou construir a mais bela jóia arquitetônica em estilo gótico existente na Europa: a Sainte Chapelle de Paris.
A Coroa de espinhos, hoje, está na Catedral de Paris, protegida por fino anel de cristal sob a custódia dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém. Esta Ordem Militar foi fundada por Godofredo de Bouillon, célebre general cristão que conquistou a Terra Santa aos sarracenos, em 1099, e recusou ser coroado de jóias no local onde Nosso Senhor Jesus Cristo doi coroado de espinhos.

Por séculos, vários relicários foram elaborados para guardar a sagrada relíquia. O mais belo e rico deles, foi desenhado em 1853 por indicação de Violletle-Duc, o famoso arquiteto que restaurou Notre Dame de Paris.

A base do relicário, em estilo neogótico, representa São Luiz IX, Santa Helena e o Imperador latino de Bizâncio, Balduíno de Courtenay, que sustentam uma coroa de flores-de-lis, cujas pilastras são, por sua vez, apoiadas em doze estátuas representando os Apóstolos.
Quer saber mais? acesse: http://www.notredamedeparis.fr/spip.php?article11. Acesso em 9 de março de 2012.
Maria Cristina Ferreira
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário